A vida no Homem Novo |
O Caminheiro vive cristãmente em todas as dimensões do seu ser. O Caminheiro/Companheiro é chamado a viver integralmente em Cristo, o “Homem Novo”, assumindo um lugar ativo na construção dos “novos céus e da nova terra”.
Com a ênfase colocada na vida cristã, nas diversas dimensões que compõem o ser humano, pretende-se estimular para a incarnação plena do Evangelho de Jesus Cristo, sem hiatos ou áreas excluídas. Tudo o que é próprio do ser humano tem também a ver com o Evangelho e, por isso, toda a vida há-de ser moldada pela Palavra que dá vida e sacia para a eternidade.
É fundamental que a pedagogia da quarta Secção não deixe de dar um contributo novo para a formação dos jovens Caminheiros e Companheiros, pois estes estão ainda num processo educativo, apesar de possuírem já autonomia em diferentes áreas. Da qualidade da pedagogia proposta nesta etapa, depende o bom sucesso de todo o itinerário escutista. No final deste percurso é que poderemos perceber qual a mais valia que o escutismo oferece à sociedade e à Igreja.
Organização do Clã
- os elementos são denomidados Caminheiros;
- os Caminheiros estão divididos em Equipas de 5 a 8 elementos;
- denomina-se Clã a Unidade formada pelas Equipas de Caminheiros;
- cada Clã tem de duas a cinco Equipas;
- cada Equipa escolhe para Patrono um Santo da Igreja, Benemérito da Humanidade ou Herói Nacional, cuja vida os Caminheiros devem conhecer e tomar como modelo de ação;
- o patrono da 4.ª Secção é São Paulo;
- a cor do lenço dos Caminheiros é o Vermelho; o lenço é vermelho debruado a branco
Clã 16
Atividades