A descoberta da Terra Prometida! |
A descoberta da Terra Prometida: o Explorador/Moço reconhece Deus na sua vida e aceita a Aliança que este lhe propõe, pondo-se a caminho tal como o Povo do Antigo Testamento. Depois da descoberta do Criador através da obra criada – muito em especial da Humanidade, criada à imagem e semelhança de Deus –, segue-se o acolhimento da relação de Deus com os Homens. Esta relação tem em Deus a sua origem, e materializa-se no firmamento de uma aliança. A Aliança que Deus propõe aos homens é, num certo sentido, desigual, na medida em que, não obstante a eventual infidelidade do Homem, Deus não deixa de ser fiel à sua Aliança. Deus oferece à Humanidade a possibilidade de viver em paz e felicidade, com uma descendência incontável, na Terra Prometida. Essa é a grande promessa do Antigo Testamento.
Caraterísticas gerais:
Os Exploradores e Moços integram um grande grupo que se denomina Expedição ou Flotilha, Expedição se forem terrestres e Flotilha se forem marítimos. Por sua vez estes grandes grupos sub-dividem-se em outros mais pequenos, as Patrulhas e as Tripulações. Estes pequenos grupos são compostos por um máximo de oito elementos e é dentro destes que o método de projeto tem a sua aplicação de excelência.
- os elementos da Expedição são os Exploradores;
- os Exploradores estão divididos em pequenos grupos de 4 a 8 elementos, que formam as Patrulhas;
- cada Expedição tem entre 2 a 5 Patrulhas;
- cada Patrulha tem o nome de um animal, o Totem;
- cada Explorador usa na camisa um distintivo com o Totem da sua Patrulha (o desenho e as cores associadas ao animal que escolheram);
- cada Patrulha tem uma bandeirola da Patrulha com o seu Totem e as suas cores;
- o patrono dos Exploradores é São Tiago;
- a cor do lenço dos Exploradores é o Verde (debruado a branco), cor da esperança e da natureza.
Atividades